Desvendando os Alimentos: Gelatina x Frutas


Você já ouviu alguém dizer que "não se consegue fazer gelatina com alguns frutos frescos, por causa da sua acidez"? 

Essa frase está parcialmente correta... mas o Cozinha Incomum vai te dar a dica para você fazer uma maravilhosa GELATINA DE FRUTAS: 


Primeiramente, é importante dizer que o problema não é a acidez da fruta (se você quiser fazer gelatina com limão, por exemplo, você consegue).
O que acontece é que alguns frutos têm umas enzimas que são como que umas tesouras que cortam as cadeias de proteínas que se formam quando a gelatina endurece, fazendo com que ela não tenha consistência. Para que isso não ocorra, o truque é cozinhar as frutas ligeiramente (o que já é o suficiente para desativar essas enzimas). 
Outra opção é usar gelatinas de origem vegetal, como o Agar, Gellano e Iota, que são formadas de polissacarideos e não de proteínas, e as frutas não vão afetar o endurecimento da sua gelatina.

Gostou da ideia? Veja uma maravilhosa receita de felatina de frutas:


O que você vai precisar?

700 g de frutas cortadas em cubos grandes ou formato desejado (morango, manga, uva, carambola, melão, framboesa, blueberry, mirtilo ou frutas de sua preferência)
4 envelopes de gelatina sem sabor hidratada em 1 xícara (chá) de água fria e dissolvida em banho-maria
3 xícara de suco de maçã (pode ser o de caixinha)
2 colheres de sopa de açúcar

Como fazer: 

Pique as frutas, coloque numa panela com água e deixe em fogo médio até levantar fervura.
Num refratário transparente e redondo (20 cm de diâmetro X 9 cm de altura) coloque frutas cortadas em cubos grandes ou formato desejado (morango, manga, uva, carambola, melão, framboesa, blueberry, mirtilo ou frutas de sua preferência). Reserve.

Numa tigela, coloque gelatina sem sabor hidratada e dissolvida em banho maria, o suco de maçã e o açúcar. Mexa bem e despeje a mistura de gelatina no refratário com as frutas. Leve para geladeira até ficar firme (+/- 4 horas ).

Para desenformar passe um pano umedecido e quente por todo refratário e com auxilio de uma espátula solte o ar e a gelatina sobre um prato de servir.

Se você quiser, pode preparar uma Coulis de Manga e Gengibre para acompanhar sua gelatina, veja como:

Ingredientes:

1 manga Haden descascada cortada em pedaços
1/2 xícara (chá) de água
3 pedaços de gengibre

Modo de preparo:

Num liquidificador bata 1 manga Haden descascada cortada em pedaços, 1/2 xícara (chá) de água, 3 pedaços de gengibre e 1 colher (sopa) de açúcar. Passe por uma peneira e sirva com a gelatina.

Para ver mais novidades, não deixe de curtir a página do Cozinha Incomum no Facebook!



Outras postagens que você pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...