Biscoitinhos Amanteigados Simples e Rápidos

Essa receita é super simples e rápida! Você vai fazer em um minuto!

Ingredientes

- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1/4 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de manteiga
- 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
- manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte a farinha, o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha e amasse bem com as mãos até formar uma massa uniforme.
2 - Embrulhe a massa com filme plástico. Leve à geladeira e deixe descansar por 15 minutos.
3 - Retire a massa da geladeira e, antes de começar a trabalhar nela, preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma assadeira grande com manteiga e enfarinhe com um pouco de farinha de trigo.
4 - Divida a massa em 3 porções. Faça um rolinho com cada porção. Corte cada rolinho em rodelas de 1 cm de espessura.
5 - Com os dentes de um garfo, aperte levemente cada rodelinha, formando um desenho.
6 - Distribua os biscoitos sobre a assadeira, deixando uma distância entre eles.
7 - Leve ao forno para assar por 25 minutos ou até os biscoitos ficarem levemente dourados.
8 - Retire do forno, deixe esfriar e sirva.

*Dica*
Confeite com pasta americana para servir em festas, principalmente para crianças!

 Curtiu? Então curta também nossa página no Facebook: fb.com.br/cozinhaincomum

Uvas Congeladas para Gelar Bebidas



Eu tenho visto por aí a ideia de congelar uvas e usar no lugar de gelo para manter o vinho gelado.

Essa ideia parece realmente muito boa, já que a uva não vai deixar o vinho aguado como o gelo faria. Porém, o grande problema é que você vai correr o risco de alterar o sabor daquele vinho que você passou tanto tempo escolhendo (principalmente se o vinho é branco, que tem o sabor muito leve).
O que eu sugiro é continuar usando as uvas congeladas no lugar do gelo, mas com outras bebidas de sabor mais forte, como sucos de fruta, refrescos, refrigerantes de sabor cítrico ou qualquer outra que você não se importaria se o sabor da uva se misturasse ao sabor da bebida.

E para manter o vinho gelado, acho que o balde de gelo ainda é a melhor opção. 

 Curtiu? Então curta também a nossa página no Facebook


Espinafre!

Sim! Hoje nós vamos falar de espinafre!

O espinafre é aquela verdura que conquista até quem não gosta de verduras! É extremamente versátil, vai em com praticamente qualquer ingrediente e combina com qualquer prato principal, desde a simples saladinha, até massas, peixe ou carnes.

Suas propriedades nutricionais também são incríveis! A Dra. Tamara Mazaracki, nutróloga voltada para a área do anti-envelhecimento, falou um pouco do espinafre no site Busca Saúde, veja alguns trechos: 

"O espinafre é um dos alimentos mais nutritivos presentes na natureza. Poucas calorias e muitas vitaminas o transformam em um alimento denso em nutrientes. Uma xícara de espinafre levemente cozido no vapor contém meras 40 calorias, e quase todo o manganês e ácido fólico que o seu corpo precisa diariamente. O verdinho é uma excelente fonte de mais de 20 diferentes nutrientes, incluindo proteína, minerais e fibra dietética.

Dentre os minerais, é rico em ferro (importante para a oxigenação do sangue),  cálcio, magnésio e potássio (participam da formação dos ossos e dentes, saúde muscular, prevenção de câimbras). Também é fonte de vitaminas, como A (beneficia olhos e pulmões), complexo B e ácido fólico (energia e crescimento muscular), C (imunidade e resistência a infecções), E (protege o sistema cardiovascular) e K (coagulação e ossos fortes).

Uma xícara da verdura fornece toda a quantidade de vitamina A e vitamina K que uma pessoa precisa por dia, e quase 40% de sua necessidade de magnésio. O espinafre contem mais proteínas do que outras hortaliças e alto teor de fibra, o que ajuda a desintoxicar e limpar o trato intestinal. Ele estimula o movimento dos intestinos e promove seu funcionamento regular.

Antioxidantes anticâncer
O espinafre contém mais de uma dúzia de compostos flavonoides que trabalham juntos como antioxidantes para nocautear as células cancerígenas. Estes flavonoides neutralizam os radicais livres no corpo e, assim, ajudam a prevenir o câncer de ovário, mama, próstata e cólon. Há cerca de 90 publicações de estudos e pesquisas sobre este assunto em revistas científicas. Os fitoquímicos presentes no espinafre afetam a sobrevivência de células de câncer e inibem a inflamação, que faz parte dos processos básicos do crescimento do câncer.

Amigo do coração
O espinafre é um excelente promotor da saúde cardiovascular. Sua propriedade antioxidante ocorre através da vitamina C e do betacaroteno, que trabalham juntos em prol do coração e do sistema circulatório, impedindo a oxidação do colesterol. O colesterol oxidado é um perigo para o sistema cardiovascular, contribuindo para o endurecimento e estreitamento das coronárias e outras artérias.

Cérebro poderoso
O combustível do marinheiro Popeye melhora o funcionamento cerebral e protege contra o envelhecimento prematuro dos neurônios, evitando os efeitos degenerativos da oxidação no cérebro. Todos os flavonoides que ajudam a prevenir câncer, também atuam como potentes antioxidantes que retardam os efeitos do envelhecimento no cérebro.

Olhos de águia
Espinafre melhora e protege a visão. Outro carotenoide importante do espinafre, a luteína, é um grande aliado contra doenças oculares como a degeneração macular senil e a catarata. O espinafre é carregado com luteína, mas ele precisa ser consumido com uma fonte de gordura para aumentar a sua absorção, assim como a vitamina E."

Mas atenção, não vá exagerar! É importante que o espinafre faça parte da sua dieta de forma moderada como qualquer outra verdura. Isto porque espinafre contém substâncias que podem interferir com o funcionamento da glândula tireoide. O cozimento ajuda a inativar estes compostos, mas pode haver algum risco para aqueles com problemas sérios de tireoide.

Além disso, o espinafre contém outra substância que ocorre naturalmente, a purina. Seu consumo exagerado pode levar ao acúmulo de ácido úrico no organismo. Gota e cálculos renais de urato são dois exemplos de problemas relacionados ao consumo excessivo de purinas.

Mas e então, vamos às receitas?


Salada de Espinafre

- 1 maço de espinafre
- 6 fatias de presunto cru
- 2 rodelas finas de cebola
- 4 fatias de pão de forma cortado em cubinhos
- Tomates cerejas cortados ao meio
- 2 a 3 colheres (sopa) de vinagre
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 a 3 colheres (sopa) de azeite ou óleo

Lave as folhas de espinafre e enxugue com papel absorvente
Junte todos os ingredientes, deixando alguns cubinhos de pão e tiras de presunto para decorar.
Sirva na hora.


Espinafre Salteado
- 1 maço de espinafre
- 2 dentes de alho amassados 
- 2 rodelas finas de cebola
- 1 colher de azeite
- 4 colheres de água
- pitada de sal e pimenta
- pitada semente de gergelim 

Coloque um pouco de azeite na panela e refogue o alho e a cebola por 1 minuto. Coloque as folhas de espinafre previamente lavadas e tempere com sal e pimenta.
Adicione as colheres de água e tampe a panela por 1 minuto ou até as folhas murcharem. Abra novamente e mexa.
Desligue o fogo e salpique a semente de gergelim.

Dica 1: para dar ainda mais sabor, coloque apenas metade da quatidade de água e complete a outra metade com shoyu.

Dica 2: Essa receita pode acompanhar frango, carnes e peixes!


Macarrão com Camember e Espinafre

- 100g de queijo camember
- 2 dentes de alho picados em lâminas bem finas
- 250g de macarrão (pode ser farfalle, fusili ou pene)
- 1 maço de espinafre
- uma pitada de pimenta calabresa



Coloque o seu camembert em um refratário que possa ir ao forno e por cima, adicione as lâminas de alho e uma pitada de pimenta calabresa.
Leve ao forno em temperatura média para o queijo derreter e o alho assar. 
Enquanto isso, coloque a água do macarrão para ferver. 
Refogue 1 maço de espinafre com um fio de azeite e uma pitada de sal.
Quando o macarrão ficar pronto, escorra e misture o espinafre refogado e o queijo derretido.
Sirva :)

Dica 1: o queijo camember pode ser subtituído por vários outros tipos de queijo. O mais parecido, em questão de sabor, é o queijo brie. Mas se vc não se importar em mudar o sabor do prato, o queijo gorgonzola cairá muito bem.
Uma opção barata seria a mussarela ou o parmesão. Caso queira fazer com queijo parmesão, pule a etapa em que se leva o queijo ao forno e apenas acrescente o parmesão ao final, logo antes de servir.

Dica 2: espinafre sem cai muito bem com cogumelos! Caso queira dar um toque especial nessa receita, adicione ao refogado uma xícara de champion ou de shiitake.


Bruschetta de Espinafre



Para o pão:

- 1 pão ciabatta de 30 a 40 cm
- 8 dentes de alho
- 2 xícaras de chá de azeite



Para o recheio:

- 1 e 1/2 kg de espinafre
- 2 dentes de alho amassados
- 1/4 de xícara (chá) de cebola picada
azeite a gosto
- 1/4 de xícara (chá) de nozes assadas e picadas
- sal a gosto
- queijo parmesão ralado ou gorgonzola e cubos de tomate para finalizar


Preparo do recheio:

Em uma panela com água, leve ao fogo médio o espinafre. Deixe cozinhar por 6 minutos até murchar. Retire da panela, escorra e esprema bem. Acrescente sal e as nozes. Reserve.
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e o alho. Refogue rapidamente e desligue. Deixe esfriar por completo e acrescente o espinafre. Misture bem e reserve.

Preparo do pão:

Corte as fatias de ciabatta com, mais ou menos, 1 cm de espessura na diagonal.
No liquidificador, bata bem o azeite e o alho até homogeneizar.
Pincele os dois lados das fatias de pão com o azeite de alho e disponha-as numa forma.
Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cinco minutos ou até dourar.

Montagem e finalização:

Coloque sobre cada fatia de pão cerca de duas colheres de espinafre, salpique com o queijo. Leve ao forno médio por 5 minutos. Finalize com os cubos de tomate e sirva.


Curtiu? Então curta também nossa página no Facebook: facebook.com/cozinhaincomum 

Outras postagens que você pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...