Vidro Quente em Superfície Fria Quebra!

Quem já viu um copo, xícara ou um refratário de vidro estourar? Você sabe por que isso aconteceu?
Pois aí vai a dica!

Falando bem simplificadamente, quando o vidro aquece ou esfria, as moléculas que o compõe afastam ou se agrupam, respectivamente. Quando um vidro está gelado, e suas moléculas estão agrupadas, ele precisará de tempo para voltar ao seu estado normal.
Se ocorrer um choque térmico, isto é, se você aquecê-lo repentinamente - colocando água quente, por exemplo - as partes que recebem primeiro o calor da água quente dilata-se antes das outras do vidro que compõem o copo, fazendo com que haja uma descompensação entre o todo e o vidro irá estourar!


Recentemente isso aconteceu comigo. Eu assei pão de queijo num refratário de vidro e, quando ficou pronto, apoiei diretamente no fogão, que é uma superfície de vidro e que estava fria. O resultado pode ser visto aí ao lado.

Há uma "receitinha de vó": para evitar que o copo quebre quando você precisa colocar líquido quente algumas pessoas colocam uma colher de metal no copo, derramam a água quente sôbre a colher e conseguem diminuir o impacto do aquecimento numa determinada região do copo. O metal tem condutividade térmica maior que o vidro e, além disso, parte da colher está para fora do lí­quido quente, portanto, propiciando uma maior dissipação de calor.

Mas atenção: esse não é o fenômeno que acontece quando você coloca uma garrafa de vidro cheia de líquido no congelador. Não vai adiantar você já colocar a garrafa gelada no congelador porque ela não vai estourar por causa do vidro, mas sim por causa da água!
Quando a água congela, ela expande. Se você colocar a garrafa de vidro fechada e cheia de água no congelador, a água vai fazer pressão na garrafa quando congelar, fazendo com que a garrafa quebre.

Por tanto, fique esperto ao lidar com vidro e temperaturas diferentes!

Gostou? Visite o Cozinha Incomum no Facebook!

Cozinha Criativa IV - Corantes Alimentícios

Corantes alimentícios dão vida aos seus pratos, principalmente massas. Hoje em dia existem corantes naturais a base de os extratos de urucum, carmim de cochonilha, curcumina, antocianinas e de betalaínas, que não são nocivos à saúde (leia mais).

 Use e abuse deles e você terá muitos pratos criativos! Veja algumas ideias:








Curtiu? Veja mais novidades na página do Cozinha Incomum no Facebook!

Pipoca Doce de Chocolate

Eu sempre amei pipoca doce.. ou melhor: eu sempre amei pipoca doce de chocolate (ou achocolatado).
Depois de muitas tentativas e testes, finalmente eu encontrei o que, na minha opinião, é a receita da pipoca doce com chocolate perfeita: leve, doce e crocante!

Parece complicada, mas é super simples! O único "ingrediente especial" que você vai precisar é uma pipoqueira... e não é daquelas elétricas, que você coloca o milho dentro e vai ver um filme. É daquelas que parece uma panela comum, mas a tampa tem com uma aste que serve para mexer o milho enquanto a panela está tampada (e o milho estourando). Como essa aí da foto ao lado. Ela não é cara e é mais segura para fazer pipoca do que as panelas comuns. 
Fazer pipoca doce nela vai ser mamão com açúcar!

Vamos à receita:

Os ingredientes, para o equivalente a um saco grante de pipoca, são:

- 4 a 6 colheres rasas de milho;
- 1 colher rasa de óleo de soja ou manteiga sem sal;
- 1 colher rasa de água;
- 1 colher cheia de açúcar (ou 2, conforme seu gosto);
- 1 colher média de achocolatado (Nescau, Tody etc).
Obs. Todas as colheres são de sopa!

Preparo:
1 - Coloque todos os ingredientes na panela;
2 - Acenda o fogo alto e mexa sempre, mesmo depois que começar a estourar;
3 - Quando estiver estourando acelerado, baixe o fogo para o mínimo;
4 - Quando parar de estourar, desligue o fogo e transfira a pipoca para uma vasilha grande;
5 - Deixe esfriar um pouco para ficar crocante.

Agora é só saborear! 









Curtiu? Veja mais novidades na página do Cozinha Incomum no Facebook



Penne ao Peito de Frango Desfiado - Receita Light!

Uma bela manhã, estava eu na minha cozinha caçando o que comer para o almoço. Percebi que só tinha macarrão do tipo penne, peito de frango e meio pote de maionese para preparar... Ah, esqueci de mencionar que era uma manhã véspera de ir no mercado fazer compras de mês :)
Procurei alguma receita que eu pudesse conjugar os dois ingredientes e não encontrei nenhuma (ao menos nenhuma que me enchesse os olhos)... bom, então vou inventar a minha.

Penne ao Peito de Peru desfiado - Light!

Vamos ao ingredientes:

- 250g de macarrão tipo penne;
- 500g de peito de frango (ou de peruo) fresco;
- 100g de maionese;
- Tempero! Ou seja, tudo que vc gosta de usar para temperar. Eu usei: 
  • 1/2 cebola roxa picada ;
  • 3 dentes de alho amassados;
  • 1/2 pimentão verde, 1/2 amarelo e 1/2 vermelho, mas vc pode usar apenas um inteiro verde;
  • 100g de azeitona verdesem caroço picada; 
  •  1 tomate picado em cubos pequenos;
  • pitada de pimenta do reino;
- sal e azeite para temperar o macarrão;
- manteiga para refogar

E agora, vamor ao preparo, que é bem simples:

1 - Coloque o penne para cozinhar com sal e azeite, nas medidas que você costuma fazer ou como sugere a embalagem; 

2 - Enquanto isso, corte o peito de frango em cubos médios, coloque em uma panela, cubra com água e leve ao fogo até que esteja cozido - isso mesmo, sem tempero, sem nada;

Dica: não deixe o frango/peru cozinha de mais, para que ele não fique seco e duro. Para saber quando ele está no ponto, preste a atenção enquanto ele está cozinhando e assim que vc perceber que ele ficou todo branco, pegue um dos cubos com um garfo e corte ao meio. Se estiver branco por dentro também, pode desligar o fogo! O cozimento dele não vai levar muito mais do que 5 minutos.


3 - Escorra a água do frango e desfie! Depois reserve.
Mais uma dica: uma forma rápida de desfiar o frango é coloquei ele numa baterdeira e bater por um minuto ou até que esteja todo desfiado. Você também pode colocar no liquidificador, mas ele não ficará com aquelas tirinhas, mas sim, todo picadinho - o que foi o que eu fiz!
4 - Aproveite para ver se o macarrão já está cozido. Se estiver, escorra a água e reserve;

5 - Agora é hora de temperar: numa frigideira, derreta a manteiga e coloquei a cebola primeiro para refogar. Quando começar a soltar o cheiro, adicione o alho, o pimentão e a pimenta do reino. Refogue por alguns minutos, adicione três colheres de água e deixe cozinhar em fogo baixo por 2 minutos;


6 - Agora é só juntar tudo: em um recipiente grande, misture o frango com a maionese. Adicione o refogado, os cubos de tomate e as azeitonas. Por fim, misture com cuidado o penne.
7 - Sirva!



Curtiu? Então curta também a nossa 
página no Facebook: fb.com.br/cozinhaincomum


Outras postagens que você pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...