Camarões ao Molho de Abacaxi

Ano passado eu fiz um curso de culinária tailandesa e descobri como camarão combina com abacaxi (e curry). Então resolvi inventar uma receita mais simples do que a ensinada no curso, mas que levasse essa combinação como ingredientes principais. 
Meu principal intuito era fazer uma receita leve, light e com ingredientes que costumam estar na geladeira, sem nada muito exótico.
Como eu fiz essa receita "no olho", não tenho certeza das medidas, mas vou colocar uma estimativa. Se vc também cozinha no olho, pode mudar a seu gosto.
Vamos lá!

Ingredientes:
- 500g de camarão descascado
- 1/2 abacaxi médio cortado em cubos pequenos a médios
- 2 xícaras de leite
- 1 xícara de champignon (opcional)
- 1/2 cebola pequena picada
- mesma quantidade de alho poró picado
- mesma quantidade de alho picado
- mesma quantidade de cebolinha picada
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de curry em pó
- 1 pitada de pimenta do reino
- 3 colheres de sopa cheias de queijo parmesão ralado.



Preparo:

Inicialmente, é importante deixar todos ingredientes separados: a cebola, o alho poró, a cebolinha e o alho picados, os camarões descascados, o abacaxi e o champignon cortados etc.
Em fogo médio, aqueça a manteiga até começar a derreter. Adicione a cebola e refogue por cerca de 5 minutos. Adicione o alho poró e o alho e continue a reforgar até que a cebola ou o alho comecem a dourar. Ao refogar, não esqueça de sempre mexer os ingredientes, para que refoguem por igual e não queimem. Uma boa dica é adicionar uma pitada de sal para que a cebola doure aos poucos e não queime.
Quando estiverem dourando, adicione o leite, o curry, o sal e a pimenta do reino. Baixe o fogo quando o leite começar a ferver e continue mexendo lentamente até o leite reduzir e ficar com a consistência levemente cremosa.
Muitas cozinheiras gostam de usar amido de milho (maizena) para dar a consistência cremosa em menos tempo. Essa é uma boa dica, mas eu acho que altera um pouco o sabor, mas se você preferir, pode fazer isso também.
Outra maneira de tornar seu molho cremoso, é usar creme de leite no lugar do leite. Também não é má idéia, mas eu não quis usar aqui para tornar a receita o mais light possível.
Depois de reduzido, adicione os cogumelos (champignon), e o camarão e deixe cozinhar entre 3 e 5 minutos.
*DICA: não deixe o camarão cozinhar por muito tempo, pois ele ficará duro. O ideal é cozinhar 1 ou 2 minutos após ele ficar vermelhinho.
Cozidos os camarões, adicione o abacaxi, a cebolinha e o queijo. Mexa com cuidado e está pronto!
Sirva com arroz branco e leve ou combine com macarrão fidelinho (aquele super fininho), cozido com alho e sal.

*Deixe seu Prato Perfeito*
Não use queijo parmesão de saquinho. Ele tem muita química e o gosto é totalmente  alterado. Use sempre o queijo parmesão fresco. Se não encontrar no mercado já ralado, sugiro comprar a peça, ralar com o ralador e quardar em saquinhos do tipo Zip Loc.

Um comentário:

  1. Olá.

    Fiz por duas vezes a sua receita, porém o molho fica levemente amargando (após um dia o amargor fica bem forte). A diferença da segunda receita foi que não coloquei o alho, achando que era ele, mas o amargor surgiu da mesma forma. Pode ser o abacaxi? A diferença em relação à sua receita é que coloco creme de leite. Um abraço. ;)

    ResponderExcluir

Outras postagens que você pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...