Guia de Bebidas Parte I - Bebidas Destiladas


Absinto
Absinto destilada feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida. Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.
É por vezes incorretamente chamado de licor, mas é na verdade uma bebida destilada.
É também conhecido popularmente de fada verde (La Fée Verte) em virtude de um suposto efeito alucinógeno. O absinto foi especialmente popular na França, sobretudo pela ligação aos artistas parisienses de finais do século XIX e princípios do século XX, até a sua proibição em 1915, tendo ganho alguma popularidade com a sua legalização em vários países.

Armanhaque
O armanhaque (em francês: armagnac) é uma aguardente vínica de grande qualidade, semelhante ao conhaque, proveniente da destilação de vinhos de baixa qualidade, que apresentam características próprias para o envelhecimento. O armanhaque é fabricado, exclusivamente, com vinhos brancos, das castas: Folle Blanch, Saint-Emilion, Jurançom e Columbard, enxertadas em cepas americanas.
Essa bebida tem uma destilação, feita em alambiques próprios, de sistema contínuo (patent-still) e regulada de modo a obter-se um produto com graduação alcoólica de 52º.
Tipos
Baixo-armanhaque – localizada a oeste, de clima oceânico e onde se produz um armanhaque de boa qualidade, aveludado e muito perfumado.
Ténarèze – região central do triângulo, de solos arenosos, que produz um armanhaque muito mais forte e perfumado do que o do Baixo-armanhaque.
Alto-armanhaque – localizada a leste, é a sub-região que produz um armanhaque de menor qualidade.

Bagaceira
A bagaceira é uma aguardente de vinho de origem portuguesa com teor alcoólico de 35% a 54% em volume, a 20°C, obtida a partir de destilados alcoólicos simples de bagaço de uva, com ou sem borras de vinhos, podendo ser retificada parcial ou seletivamente. É admitido o corte com álcool etílico potável da mesma origem para regular o conteúdo de congêneres.
O Licor de bagaceira é uma bebida com graduação alcoólica de 18º a 54º G.L., tendo como matéria-prima a bagaceira.

Campari
Originário da Itália, Campari é um bitter alcoólico, feito com água destilada, açúcar e mais 50 ingredientes (entre os quais folhas, caules, raízes, frutos e flores), numa receita guardada sob segredo absoluto há mais de 150 anos. É produzido através da infusão de álcool e água destilada, misturada à ervas, plantas e frutas. Após a combinação dos ingredientes, é envelhecido por trinta dias e depois filtrado, para criar um efeito cristalino. É reconhecido mundialmente por seu exclusivo sabor amargo, pela cor vermelho vivo e por sua versatilidade. Pode ser servido on the rocks ou misturado a água tônica, suco de laranja e uma infinidade de outros ingredientes. Sua gradação alcoólica pode variar entre 20,5% a 28% dependendo do país onde é vendida.

Conhaque
O conhaque, brandy ou brande, é o produto decorrente da destilação de vinho, geralmente contendo cerca de 40–60% de graduação alcoólica por volume. Além do vinho, esta bebida destilada pode ser feita com suco de fruta fermentado (no caso da uva normalmente são utilizadas apenas espécies viníferas). É usualmente degustado após as refeições.
Conhaques de fruta são feitos usualmente com maçã, ameixa, pêssego, cereja, amora e damasco. Têm coloração mais clara e normalmente são degustados gelados.
Classificação do Envelhecimento
O envelhecimento do conhaque recebe seis faixas classificatórias:
☆☆☆ (Three Stars) - Cognac standart, até 5 anos de envelhecimento
V.O. - Very Old, mais de 5 anos de envelhecimento
V.S.O. - Very Special Old, mais de 15 anos de envelhecimento
V.S.O.P. - Very Special Old Pale, mais de 20 anos de envelhecimento
V.V.S.O.P. - Very Very Special Old Pale, mais de 25 anos de envelhecimento
X.O. - Extra Old, mais de 30 anos de envelhecimento (alguns não consideram tal classificação, continuando a classificar conhaques acima de 30 anos como V.V.S.O.P.)
Vale ressaltar que tal classificação é um tanto controversa, tais idades são as idades médias, porque o conhaque em geral é fabricado com várias levas, cada qual com uma idade de envelhecimento. Dessa forma, alguns usam a idade do blended mais novo para a classificação

Gim
Gim ou gin é uma bebida destilada à base de cereais e zimbro. É considerada uma bebida muito forte, com teor alcoólico superior ao uísque. Teve origem nos Países Baixos, no século XVII. Depois de destilado, o gim sai do alambique com um teor alcoólico muito elevado, inapto ao consumo. Para reduzir essa teor alcoólico é adicionada água destilada. A aromatização é feita com bagas de zimbro, cujo óleo transmite à bebida o sabor que a caracteriza. Seu teor alcoólico varia entre os 43° e 47°.
Diversas destilarias utilizam vários aromatizantes além das bagas de zimbro, tais como cassia, laranja, amêndoa, lírio ou álamo, empregados para obter sabores diferentes.
Tipos
Genebra – produzido nos Países Baixos, é incolor, mas por vezes cor-de-palha devido ao caramelo adicionado na sua composição. É destilado quatro vezes seguidas pelo processo de destilação Pot Still.
London Dry Gin – é o mais conhecido mundialmente, sendo bastante seco e a sua destilação é repetida várias vezes em que são adicionados vários aromatizantes.
Old Tom Gin – tem teor alcoólico e uma percentagem de açúcar bastante elevados.
Plymouth Gin – caracteriza-se pelo gosto amargo e pelo éter que contém na sua composição.
Sloe Gin – bastante doce, semelhante a um licor, tem cor avermelhada, que lhe é conferida pela infusão de ameixas bravas que é feito depois da destilação.
Steinhager – produzido na Alemanha, bastante conceituado, cuja principal matéria-prima é o zimbro. A fruta é submetida inicialmente à maceração e fermentação e, posteriormente, à destilação e redestilação. O nome "steinhager" origina-se de uma cidade alemã com a mesma denominação.
Nota: O martini, também conhecido como dry martini, é um cocktail feito com gin e vermute seco, na proporção de 2 para 1: coloque o gim e o vermute em um copo misturador cheio de gelo, mexa bem e coe para o copo de coquetel gelado. O martini é um ícone popular, sendo conhecido como o "rei dos cocktails".
O dry martini cocktail é servido em taça cocktail, a sua decoração é uma casca de limão. O olive martini cocktail é servido em taça cocktail, a sua decoração é uma azeitona. O Gibson é uma "leve" variação do dry martini cocktail (a proporção entre gim e vermute é de 5 para 1) guarnecido com cebolinhas em conserva.

Grappa
A grappa é uma bebida de origem italiana. Tradicionalmente feita por destilação de resíduos de bagaço de uva (principalmente as peles, mas também os caules e sementes), um subproduto do processo de vinificação. Foi originalmente feita para evitar o desperdício, utilizando sobras no final da época vinícola.
Possui entre 37,5% e 60% de álcool por volume e é semelhante ao licor orujo espanhol, e à aguardente portuguesa. O sabor de grappa, como a do vinho, depende do tipo e qualidade da uva utilizada, bem como as especificidades do processo de destilação.
A grappa tem a particularidade de ser aromatizada por uma erva chamada arruda.

Licor
Licor é uma bebida alcoólica doce, geralmente misturada com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cascas de árvores ou ainda cremes. O termo vem do latim liquifacere, liquefazer, dissolver. Isto se refere às misturas que se empregam na fabricação da bebida. Os licores não costumam ser envelhecidos por muito tempo, mas podem ficar algum tempo descansando até que atinjam o sabor ideal.
A descrição mais comum de licor é a de uma bebida doce, de alto teor alcoólico. Servido em pequenas taças, é ideal após as refeições.
Sua composição leva açúcar, xarope, álcool, além de frutas, plantas e ervas, que dão o sabor característico de cada bebida.
Há, porém, outras definições da bebida. Para os franceses, o licor é simplesmente um digestivo. Entre os ingleses, é um drinque específico, feito à base de um destilado ao qual se adicionou, por infusão, maceração ou redestilação, raízes, cascas de árvores, flores, frutas ou sementes.
Os licores podem ser seco, suave, perfumados, de cereais, de frutas, em fim depende do material em que é feito.

Alguns licores especiais:
Amaretto é um licor feito na Itália a partir infusão básica de damascos e caroços de drupas, tais como pêras. Apesar de possuir apenas 10% de amêndoas, estas sempre se sobressaem no seu sabor.
Amarula é um licor preparado com creme de leite e suco do fruto da árvore africana maruleira (Sclerocarya birrea). A Amarula começou a ser comercializada em 1989 e possui um sabor suave semelhante ao caramelo. Pela associação da maruleira com elefantes, o fabricante fez do elefante o símbolo da marca comercial e apóia um programa de conservação destes animais.
Cointreau (pronúncia: [kwɑ̃.tʁo]): é uma marca de licor do tipo Triple Sec produzido na França, com aroma de laranja e translúcido. As laranjas utilizadas para a sua fabricação vêm de todas as partes do mundo, especialmente da Espanha, do Brasil e do Haiti. Além de ser consumido como digestivo e aperitivo, também é muito utilizado na culinária. Uma da peculiaridades destes tipo de sangue é que ele, na sua preparação não tem contato do álcool com a fruta que o produz, o que resulta em um produto final com pouca pigmentação, tornando-o incolor. O licor se tornou famoso no mundo inteiro pela sua qualidade indiscutível e seu sabor único e reconhecido por ser a alma dos maiores coquetéis de todos os tempos, como “Margarita”, criado por Margarita Sames em 1948 e que combina Cointreau, tequila e limão. Troque a tequila por gin e você obterá o delicioso White Lady. Ou misture simplesmente Cointreau, limão siciliano e conhaque para degustar um Side Car. Sua versatilidade não para por aí: também é um ingrediente indispensável do famoso Cosmopolitan, do qual o “Cointreaupolitan” é a interpretação leve e feminina.
Baileys: conhecido como “Irish Cream”, licor irlandês de chocolate, é uma mistura de chocolate, leite e do mais tradicional uísque irlandês. Uma bebida delicada e doce que pode ser combinada com uma infinidade de outros ingredientes.
Curaçao Blue: É uma espécie de Triple Sec artificialmente colorido de azul. Feito de laranjas da Ilha de Curaçao, no Caribe, este licor tem sabor meio seco e estimulante. Muito utilizado em coquetéis pela sua cor azul, o que permite deliciosos e coloridos coquetéis.
Triple sec é um licor cítrico incolor com sabor de laranja. É utilizado em diversos coquetéis e receitas para adoçá-los e conferir com leve toque cítrico. O sabor de laranja vem das cascas secas que são maceradas em álcool para suavizar seu sabor.

Mezcal
Mezcal ou mescal é uma bebida alcoólica destilada, tal como a tequila, produzida com o sumo do agave. O mezcal diferencia-se da tequila por ser uma bebida mais "rústica", sendo em geral destilada apenas uma vez, contra duas ou três da tequila. Além do processo de elaboração diferente, o mezcal não está enquadrado nas normas do governo mexicano que regula toda a produção da tequila. Desta forma, para ser um mezcal, não é necessário ser produzido a partir do Agave Azul e nem estar dentro da área delimitada para a produção da tequila. Mezcal também é um outro nome do maguey além de ser um nome genérico para todas bebidas produzidas a partir do agave.
Curiosidade
Uma curiosidade é o antigo costume de algumas marcas de introduzirem a larva de uma borboleta chamada de gusano dentro das garrafas de mezcal. Esta larva, que normalmente desenvolve-se no meio das plantas do agave, mantém-se intacta se submetida a determinado teor alcoólico na bebida, abaixo deste teor ela se desintegra. Segundo uma das lendas acerca, o "macho" que ingerí-la na dose final da garrafa irá acrescentar uma carga de coragem à sua macheza.
E a mais importante regra e que o indivíduo que tomar o último gole da garrafa tem que comer o pequeno verme (larva) que se localiza no fundo da garrafa de certas bebidas mexicanas.

Rum
 O rum é uma bebida alcoólica obtida a partir da fermentação do melaço e posterior destilação. O rum é uma bebida secular, de características refinadas e aroma suave.
Originalmente, era produzido em Cuba (século XVI). Feito de canas frescas trituradas ou do seu melaço, a bebida começou a ser apreciada no século XVII, quando foi divulgada como um poderoso medicamento capaz até de “exorcizar os demônios do corpo”. Conta-se também que seu alto teor alcoólico (de 40 a 75°GL) o fez famoso entre os piratas do século XIX, os encorajando antes dos combates e servindo como moeda de troca de escravos.
O rum pode ser feito de duas formas diferentes: a agrícola e a industrial. Em ambas, o resultado é uma bebida cristalina. Quanto à cor dourada encontrada em alguns tipos da bebida, deve-se ao envelhecimento em tonéis de carvalho ou à adição de corantes caramelo. Os envelhecidos são muito mais caros e, pelo seu sabor peculiar e característico, devem ser consumidos puros ou com gelo. O rum é o principal ingrediente de muitos drinques famosos, como o banana daiquiri ou o próprio daiquiri. É produzido principalmente nas ilhas do Caribe. A grande quantidade de países produtores de rum se reflete na gama de variedades da bebida. As principais são:
Rum encorpado: é o rum escuro. Têm corpo e aromas marcantes e é originário da Jamaica, Martinica, Barbados;
Rum aromático: além do melaço da cana, contém bagos de arroz vermelho. Produzido principalmente na Indonésia, é levado para a Holanda e a Suécia para ser engarrafado e utilizado na fabricação do ponche;
Navy Rum: é um dos mais encorpados. Produzido na Guiana e em Trinidad e Tobago;
Rum cubano: rum leve, com teor alcoólico de 40°GL, pode ter coloração transparente (para coquetéis) ou dourada. A marca mais famosa deste tipo de Rum é a Havana Club (propriedade do Estado Cubano), esta marca surgiu através da Bacardi quando esta foi privatizada para os EUA. Por esta razão, a Bacardi é uma marca americana, sendo muitas vezes considerada erradamente uma marca cubana. ;
Rum da Jamaica: o mais forte de todos os tipos de rum. Tem teor de quase 75°GL, e geralmente é exportado para a Inglaterra, onde é envelhecido em tonéis de carvalho por muitos anos;
Rum da Martinica: encorpado, é feito do suco da cana no lugar do melaço;
Rum de Barbados: excelente qualidade, é leve e tem sabor acentuado;
Rum de Porto Rico: figura entre os tipos mais famosos de rum, é leve e de qualidade.

Tequila
Tequila é uma bebida alcoólica destilada, originária do México, feita através da destilação do sumo de uma planta da América Central, o Agave tequilana (também chamado agave azul ou agave azul de Weber) e de até 49% de açucar extraído da cana ou do milho.
A planta Agave Azul, que em média demora uns 12 anos para ficar madura. Quando isso acontece então ela pode ser colhida e cozida criando um licor de açúcar, que então é fermentado e destilado duplamente. Se a bebida envelhece por mais de 10 anos, se torna amarga.
Fortemente aromática, a bebida apresenta diferentes graus de cor, sabor e aroma conforme o tempo de envelhecimento sendo designada por tequila Blanco, Joven, Reposado, Añejo e Extra Añejo em ordem crescente do tempo de maturação.
Classificação
Existem diversos tipos e classificações de Tequila. Para ser um verdadeiro conhecedor, primeiramente você precisa saber se a Tequila que vai beber é “blended” (misturada) ou 100% Agave. As duas são boas, porém, as Tequilas 100% Agave possuem o tradicional sabor da Tequila mais acentuado. Além disso, elas são classificadas pelo tempo de envelhecimento: Jovem, Reposado ou Añejo. Tequila Jovens tem até 2 meses de envelhecimento em barris de carvalho branco (normalmente as Tequilas brancas – silver), as Tequila “Reposado” tem de 2 meses à 1 ano e as Tequilas “Anejo”, mais de 1 ano. Todas estas normas são exigidas pelo governo mexicano para comercialização do produto.
O modo mais difundido de consumo é colocar sal em torno do caballito (copo específico para tequila) ou na mão, entre o polegar e o dedo indicador, chupar o sal, beber rapidamente e logo após, morder uma rodela de limão (o famoso “shot de tequila”), ou para alguns exóticos, o mesmo com laranja e canela. Como outras bebidas de luxo, a tequila tem um copo especial para ser degustada, o "caballito", com 60 ml de volume. Ela também pode ser saboreada em taças de pé alto com capacidade de 200 ml. No entanto, a maneira correta e praticada por degustadores da bebida dispensa o sal e limão. A bebida é servida em dose adequada e passa por análise sensorial, ou teste olfativo, onde pode ser caracterizado aromas presentes devidos a características do envelhecimento.
Tequila 100% Agave: Feita apenas com açúcar de Mezcal, deve ser destilada e engarrafada no México. Tem 5 especificações:
Blanco (Branco): Tequila clara e transparente, é engarrafada imediatamente após a destilação. Tem o aroma e o sabor do Agave Azul.
Joven ou Oro (Jovem ou Ouro): É uma Tequila suavizada com corantes e sabores, como caramelo. É a mais usada para fazer as famosas margueritas margaritas.
Reposado (Repousado): Repousando a Tequila Blanco de 2 meses a um ano em barris de carvalho, temos a Tequila Reposado, de aroma agradável e cor amarelo pálido, suavizando o sabor do Agave Azul.
Añejo (Envelhecida): É a Tequila envelhecida por mais de 1 ano nos barris de carvalho, adquirindo o sabor da madeira e uma cor âmbar.
Reserva: Categoria especial de Tequilas envelhecidas por mais de 8 anos.
A melhor Tequila para se tomar em shot é uma tequila 100% Agave envelhecida, ou seja; “reposado” ou “añejo”. No Brasil, estão disponíveis a tequila Jose Cuervo Clasico, Especial, Black (estes blends); Tradicional, 1800 Blanco, 1800 Reposado, 1800 Añejo e Reserva De La Familia (todas de 100% agave). E a Sauza Tequila Blanco, Sauza Tequila Gold e Sauza Tequila Hacienda(Reposada).


Vodka
A vodca ou vodka (em russo, во́дка; em polonês, wódka) é uma popular bebida destilada, incolor, quase sem sabor e com um teor alcoólico entre 35 e 60%. A vodca é a bebida nacional da Rússia. O nome vodca é o diminutivo de água ("aguinha") em várias línguas eslavas, contudo não se tem certeza da origem etimológica, que poderia ser apenas uma coincidência.
Tipos
Ocidental - prima pela pureza e claridade, possuindo aroma neutro e um sabor de álcool limpo combinado à suavidade. As técnicas de produção levaram a uma vodca com mínimas quantidades de resíduos aromáticos e de sabor;
Polonês - é caracterizada pela pureza, mas cria uma vodca de sabor e aroma mais acentuados. Possui um discreto aroma adocicado e um paladar suave, onde o sabor adocicado demora a desaparecer. São ligeiramente mais oleosas;
Russo - bebidas muito suaves de sabor marcante e agradável, marcado por uma sensação de queimação depois de ingeridas.

Whisky
Uísque (em inglês whisky ou whiskey, abreviatura de usquebaugh a partir do gaélico uisce beatha) é uma bebida alcoólica destilada de grãos, muitas vezes incluindo malte, que foi envelhecida em barris. Sua graduação alcoólica tem teor de 38 a 54% de álcool etílico em volume a uma temperatura de 20 °C, segundo a Legislação Brasileira.
"Whisky" é o nome geralmente dado à bebida no Reino Unido (incluindo a Escócia), no Canadá e no Japão, enquanto o termo usado nos Estados Unidos e na Irlanda é "whiskey".
Características: O uísque é uma bebida rigorosamente regulamentada; possui denominações de origem e várias classes e tipos. A característica comum desses diferentes classes e tipos é a fermentação dos grãos e a destilação máxima de 80% de álcool para os de milho e 90% de álcool para os de outros grãos, antes da adição de água, para reter os sabores dos grãos usados para fazer a alcoolização.
O uísque ganha 60% do seu sabor baseado no tipo de barril usado no seu envelhecimento, por isso a maioria das classificações baseia-se no tipo de madeira usado e na qualidade da flambagem e queima da madeira. Para o uísque Bourbon, por exemplo, é legalmente exigido que se envelheça em barris de carvalho flambados.
Tipos de uísque
Entre os uísques escoceses, temos o malte puro (pure malt) é feito com 100% de cereais maltados provenientes de uma única destilação e, por isso mesmo, pode apresentar sabores diversos de acordo com cada processo.Os puro maltes podem ser engarrafados como single malt, ou seja, destilado em apenas uma única destilaria, ou como vatted onde misturam-se vários uísques de diferentes destilarias. Entre os apreciadores, é comum afirmar que o single malt é um músico solista se apresentando, enquanto o vatted é toda a orquestra tocando junta.
O Blended é feito com uma mistura de destilações diversas calibradas de forma a se chegar sempre a um mesmo sabor para aquele uísque, sendo muito mais barato do que os acima mencionados. Nestes uísques ocorre uma mistura de maltes puros com destilações feitas a partir de outros cereais não maltados como o milho e o arroz. Os blends identificam quase sempre o tipo de uísque que está na base da sua produção, por exemplo, escocês blendado ou canadense blendado.
Há quatro tipos de uísque reconhecidos oficialmente na Escócia:
O primeiro deles é o single malt, com registros históricos que datam de 1494. Um destilado exclusivo de cevada, é o tipo mais raro e caro de uísque. Existem 87 destilarias deste tipo em toda a Escócia e cada uma faz um produto diferente. O single malt deve ser tomado puro, sem gelo, e em copos pequenos.
O segundo tipo de scotch é o vatted, uma mescla de dois ou mais barris de single malts. Antigamente chamado de "puro malte", teve seu nome modificado para não confundir os consumidores. O vatted deve ser apreciado da mesma forma que o single malt.
O terceiro estilo é o grain whisky, destilado de grãos, principalmente do trigo, milho e centeio. A produção industrial, mais simples e barata, foi desenvolvida em 1853 pela destilaria Usher's a pedido de clientes ingleses. O grain pode ser tomado em copos de qualquer tamanho, com ou sem gelo.
O quarto estilo é o blended, o mais popular dos scotches. Ele nasce da mistura de grains e single malts e normalmente possui na sua composição cerca de quarenta uísques diferentes. O blended standard não tem indicação de idade, mas a bebida só pode ter a denominação de scotch se envelhecer no mínimo três anos em um barril. Hoje, mais de 80% do uísque consumido no mundo é do tipo standard.
Os uísques single malt e vatted devem ser bebidos puros, gelados ou não. Já os do tipo blend podem ser bebidos puros, com água ou gelo, ou ainda misturados a outras bebidas tais como soda, Rye & Coke ou Rye & Ginger Ale.
 Uísque americanoVários tipos de straight whiskey, envelhecidos em barris de carvalho novos, como Rye Whiskey, Tennessee whiskey e Bourbon whiskey, são produzidos nos Estados Unidos da América.
Blended bourbon , feito com uma mistura de destilações diversas calibradas de forma a se chegar sempre a um mesmo sabor, produzidos nos Estados Unidos da América, Canadá e Irlanda.
Uísque leve é um tipo de uísque norte-americano feito quase inteiramente de destilações neutras, com pequenas quantidades (normalmente menos de 5-10% do volume total) de straight whiskey e com ginja adicionada para dar cor e sabor. No caso do uísque, o tempo mínimo de envelhecimento em barris de carvalho é de oito anos. Uma vez a bebida engarrafada o processo de envelhecimento é interrompido.
Anteriormente, a maior parte do uísque produzido nos Estados Unidos da América era engarrafado in bond, de acordo com os termos de um Acto do Congresso de 1898; esta prática foi largamente abandonada, visto que um dos requisitos do Acto era que o dito uísque fosse produzido com 50% de álcool por volume. Pouco uísque tão forte é produzido actualmente nos Estados Unidos da América, em parte porque o gosto dos consumidores mudou mas também porque um conteúdo alcoólico tão elevado é ilegal em muitos países, o que limitaria a exportação do produto.
Outros tipos
Existe também o rye-whisky uma variedade fermentada a partir de centeio e comum nos Estados Unidos da América, Canadá e Irlanda.
Pure pot still whiskey é feito na Irlanda a partir de uma combinação de cevada maltada e não-maltada.

Fonte:

pt.wikipedia.org/wiki
http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens que você pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...