Eu Testei e... Pintinhos de Ovos

Hoje eu testei uma receita um pouco mais complicada que o usual... Na verdade, eu não esperava que fosse tão complicada. São os pintinhos feitos com ovos:



Clique para aumentar
Comecei cozinhando os ovos. Depois cortei a parte de baixo deles, para que aparecesse a gema e a parte de cima, para tirar a "tampinha" , que depois iria virar o chapeuzinho deles.

Com muito cuidado e com o auxílio de uma colher, eu tirei a gema cozida de dentro do ovo. Essa parte foi muito difícil, pois qualquer movimento mais brusco iria fazer com o que o ovo se quebrasse e meus pintinhos iriam virar uma salada de maionese, rs..

Feito isso, reparei que os ovos dificilmente iriam ficar em pé no meu prato, pois, sem a gema, eles ficavam completamente molengas e caídos.
Então, tive a grande ideia de colocar um tomatinho chucha (aquele que parece um tomate cereja, mas é um pouco mais alongado) no lugar da gema, o que eu a eles uma resistência maior para ficarem em pé!

Até aí, minha vontade já era de reprovar a receita. Tirar a gema deles e conseguir fazer com que os ovos continuassem inteiros e em pé, me tirou um grande tempo e paciência. Mas tudo bem... afinal, era uma receita mais elaborada, então continuei.
Reservei os meus ovinhos e comecei a preparar a gema, para fazer com que ela virasse uma massa (ou um creme) para fazer o rostinho dos pintinhos. Logo de cara eu percebi que a gema ficava extremamente quebradiça. Juntei um pouco de manteira.. e ainda continuava quebradiça... e eu não poderia usar um bico de confeiteiro numa massa quebradiça, certo?

Então, eu te pergunto: você sabe alguma forma de deixar a gema cremosa sem ter que usar algum ingrediente doce nela?
Pois é, já que os pintinhos iriam ser servidos com uma salada, eu não poderia usar nenhum outro ingrediente doce na gema... mas então? O que usar? 

Eu fiquei horas pensando e pesquisando... cozinhei um pouco mais de ovo para testar as gemas.. tentei misturar manteiga, creme de leite, clara em neve e pensei em outras várias coisas que poderiam dar cremosidade.
Eu não queria usar nenhum ingrediente que não não estivesse a mão, porque a ideia de testar essas receitas é justamente saber a viabilidade de fazê-las  em casa, sem utilizar nenhuma técnica especial.

Enfim, eu percebi que a manteiga foi o ingrediente que deu mais cremosidade a massa e iria me permitir  usar o bico de confeiteiro.

Consegui, com muito esforço, fazer o rostinho dos pintinhos.
A essa altura, minha cozinha já estava completamente cheirando a gema de ovo. Por sorte, eu não tenho problema com ele.

Enfim, cortei pequenos triângulos de cenoura para fazer o bico e finalizei com o chapeuzinho deles.

Ao comparar com a foto inicial, percebi que o creme utilizado para fazer o rostinho deles, ou era doce, ou não era feito com a gema.
Pensei em outras alternativas, mas até agora não encontrei alguma que pudesse ficar amarelinha e cremosa, sem usar nenhuma técnica especial de cozinha.. 
Assim, como essa receita me fez perder horas na cozinha (para fazer apenas 4 pintinhos), deixou a cozinha inteira com cheiro de ovo e nem sequer consegui deixar a gema cremosa, achei que fazer vários pintinhos desses é inviável para uma salada e resolvi reprovar a ideia!


Nível de dificuldade: bem difícil. Inviável fazer vários para uma simples salada.
Tempo: devido ao cuidado que tive que ter para fazê-los, acho que levei umas 2 horas para fazer apenas 4.

Se você tiver alguma dica, crítica ou sugestão para essa receita, deixe um comentário!
Não deixe também de visitar a página do Cozinha Incomum no Facebook!

3 comentários:

  1. Adorei! Muito lindo. Não achei tão difícil assim, só tirar a gema do ovo que é a parte mais complicada

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz e deu super certo!!! o ovo tem que cozinhar muito... as gemas tu pode misturar com maionese ou catchup e mostarda! Meu filho adorou!!!

    ResponderExcluir
  3. Se cozinhar muito a gema fica muito farelenta p/ mim. Já fiz com manteiga também mas tem que estar bem mole, para dar cor vc pode usar mostarda, extrato de tomate, açafrão... Depois que a água ferve, coloco os ovos p/ ferver e conto 12 minutos apenas, isso evita o cheirão de ovo rsrs

    ResponderExcluir

Outras postagens que você pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...