Biscoitinhos Amanteigados Simples e Rápidos

Essa receita é super simples e rápida! Você vai fazer em um minuto!

Ingredientes

- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1/4 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de manteiga
- 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
- manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte a farinha, o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha e amasse bem com as mãos até formar uma massa uniforme.
2 - Embrulhe a massa com filme plástico. Leve à geladeira e deixe descansar por 15 minutos.
3 - Retire a massa da geladeira e, antes de começar a trabalhar nela, preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma assadeira grande com manteiga e enfarinhe com um pouco de farinha de trigo.
4 - Divida a massa em 3 porções. Faça um rolinho com cada porção. Corte cada rolinho em rodelas de 1 cm de espessura.
5 - Com os dentes de um garfo, aperte levemente cada rodelinha, formando um desenho.
6 - Distribua os biscoitos sobre a assadeira, deixando uma distância entre eles.
7 - Leve ao forno para assar por 25 minutos ou até os biscoitos ficarem levemente dourados.
8 - Retire do forno, deixe esfriar e sirva.

*Dica*
Confeite com pasta americana para servir em festas, principalmente para crianças!

 Curtiu? Então curta também nossa página no Facebook: fb.com.br/cozinhaincomum

Uvas Congeladas para Gelar Bebidas



Eu tenho visto por aí a ideia de congelar uvas e usar no lugar de gelo para manter o vinho gelado.

Essa ideia parece realmente muito boa, já que a uva não vai deixar o vinho aguado como o gelo faria. Porém, o grande problema é que você vai correr o risco de alterar o sabor daquele vinho que você passou tanto tempo escolhendo (principalmente se o vinho é branco, que tem o sabor muito leve).
O que eu sugiro é continuar usando as uvas congeladas no lugar do gelo, mas com outras bebidas de sabor mais forte, como sucos de fruta, refrescos, refrigerantes de sabor cítrico ou qualquer outra que você não se importaria se o sabor da uva se misturasse ao sabor da bebida.

E para manter o vinho gelado, acho que o balde de gelo ainda é a melhor opção. 

 Curtiu? Então curta também a nossa página no Facebook


Espinafre!

Sim! Hoje nós vamos falar de espinafre!

O espinafre é aquela verdura que conquista até quem não gosta de verduras! É extremamente versátil, vai em com praticamente qualquer ingrediente e combina com qualquer prato principal, desde a simples saladinha, até massas, peixe ou carnes.

Suas propriedades nutricionais também são incríveis! A Dra. Tamara Mazaracki, nutróloga voltada para a área do anti-envelhecimento, falou um pouco do espinafre no site Busca Saúde, veja alguns trechos: 

"O espinafre é um dos alimentos mais nutritivos presentes na natureza. Poucas calorias e muitas vitaminas o transformam em um alimento denso em nutrientes. Uma xícara de espinafre levemente cozido no vapor contém meras 40 calorias, e quase todo o manganês e ácido fólico que o seu corpo precisa diariamente. O verdinho é uma excelente fonte de mais de 20 diferentes nutrientes, incluindo proteína, minerais e fibra dietética.

Dentre os minerais, é rico em ferro (importante para a oxigenação do sangue),  cálcio, magnésio e potássio (participam da formação dos ossos e dentes, saúde muscular, prevenção de câimbras). Também é fonte de vitaminas, como A (beneficia olhos e pulmões), complexo B e ácido fólico (energia e crescimento muscular), C (imunidade e resistência a infecções), E (protege o sistema cardiovascular) e K (coagulação e ossos fortes).

Uma xícara da verdura fornece toda a quantidade de vitamina A e vitamina K que uma pessoa precisa por dia, e quase 40% de sua necessidade de magnésio. O espinafre contem mais proteínas do que outras hortaliças e alto teor de fibra, o que ajuda a desintoxicar e limpar o trato intestinal. Ele estimula o movimento dos intestinos e promove seu funcionamento regular.

Antioxidantes anticâncer
O espinafre contém mais de uma dúzia de compostos flavonoides que trabalham juntos como antioxidantes para nocautear as células cancerígenas. Estes flavonoides neutralizam os radicais livres no corpo e, assim, ajudam a prevenir o câncer de ovário, mama, próstata e cólon. Há cerca de 90 publicações de estudos e pesquisas sobre este assunto em revistas científicas. Os fitoquímicos presentes no espinafre afetam a sobrevivência de células de câncer e inibem a inflamação, que faz parte dos processos básicos do crescimento do câncer.

Amigo do coração
O espinafre é um excelente promotor da saúde cardiovascular. Sua propriedade antioxidante ocorre através da vitamina C e do betacaroteno, que trabalham juntos em prol do coração e do sistema circulatório, impedindo a oxidação do colesterol. O colesterol oxidado é um perigo para o sistema cardiovascular, contribuindo para o endurecimento e estreitamento das coronárias e outras artérias.

Cérebro poderoso
O combustível do marinheiro Popeye melhora o funcionamento cerebral e protege contra o envelhecimento prematuro dos neurônios, evitando os efeitos degenerativos da oxidação no cérebro. Todos os flavonoides que ajudam a prevenir câncer, também atuam como potentes antioxidantes que retardam os efeitos do envelhecimento no cérebro.

Olhos de águia
Espinafre melhora e protege a visão. Outro carotenoide importante do espinafre, a luteína, é um grande aliado contra doenças oculares como a degeneração macular senil e a catarata. O espinafre é carregado com luteína, mas ele precisa ser consumido com uma fonte de gordura para aumentar a sua absorção, assim como a vitamina E."

Mas atenção, não vá exagerar! É importante que o espinafre faça parte da sua dieta de forma moderada como qualquer outra verdura. Isto porque espinafre contém substâncias que podem interferir com o funcionamento da glândula tireoide. O cozimento ajuda a inativar estes compostos, mas pode haver algum risco para aqueles com problemas sérios de tireoide.

Além disso, o espinafre contém outra substância que ocorre naturalmente, a purina. Seu consumo exagerado pode levar ao acúmulo de ácido úrico no organismo. Gota e cálculos renais de urato são dois exemplos de problemas relacionados ao consumo excessivo de purinas.

Mas e então, vamos às receitas?


Salada de Espinafre

- 1 maço de espinafre
- 6 fatias de presunto cru
- 2 rodelas finas de cebola
- 4 fatias de pão de forma cortado em cubinhos
- Tomates cerejas cortados ao meio
- 2 a 3 colheres (sopa) de vinagre
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 a 3 colheres (sopa) de azeite ou óleo

Lave as folhas de espinafre e enxugue com papel absorvente
Junte todos os ingredientes, deixando alguns cubinhos de pão e tiras de presunto para decorar.
Sirva na hora.


Espinafre Salteado
- 1 maço de espinafre
- 2 dentes de alho amassados 
- 2 rodelas finas de cebola
- 1 colher de azeite
- 4 colheres de água
- pitada de sal e pimenta
- pitada semente de gergelim 

Coloque um pouco de azeite na panela e refogue o alho e a cebola por 1 minuto. Coloque as folhas de espinafre previamente lavadas e tempere com sal e pimenta.
Adicione as colheres de água e tampe a panela por 1 minuto ou até as folhas murcharem. Abra novamente e mexa.
Desligue o fogo e salpique a semente de gergelim.

Dica 1: para dar ainda mais sabor, coloque apenas metade da quatidade de água e complete a outra metade com shoyu.

Dica 2: Essa receita pode acompanhar frango, carnes e peixes!


Macarrão com Camember e Espinafre

- 100g de queijo camember
- 2 dentes de alho picados em lâminas bem finas
- 250g de macarrão (pode ser farfalle, fusili ou pene)
- 1 maço de espinafre
- uma pitada de pimenta calabresa



Coloque o seu camembert em um refratário que possa ir ao forno e por cima, adicione as lâminas de alho e uma pitada de pimenta calabresa.
Leve ao forno em temperatura média para o queijo derreter e o alho assar. 
Enquanto isso, coloque a água do macarrão para ferver. 
Refogue 1 maço de espinafre com um fio de azeite e uma pitada de sal.
Quando o macarrão ficar pronto, escorra e misture o espinafre refogado e o queijo derretido.
Sirva :)

Dica 1: o queijo camember pode ser subtituído por vários outros tipos de queijo. O mais parecido, em questão de sabor, é o queijo brie. Mas se vc não se importar em mudar o sabor do prato, o queijo gorgonzola cairá muito bem.
Uma opção barata seria a mussarela ou o parmesão. Caso queira fazer com queijo parmesão, pule a etapa em que se leva o queijo ao forno e apenas acrescente o parmesão ao final, logo antes de servir.

Dica 2: espinafre sem cai muito bem com cogumelos! Caso queira dar um toque especial nessa receita, adicione ao refogado uma xícara de champion ou de shiitake.


Bruschetta de Espinafre



Para o pão:

- 1 pão ciabatta de 30 a 40 cm
- 8 dentes de alho
- 2 xícaras de chá de azeite



Para o recheio:

- 1 e 1/2 kg de espinafre
- 2 dentes de alho amassados
- 1/4 de xícara (chá) de cebola picada
azeite a gosto
- 1/4 de xícara (chá) de nozes assadas e picadas
- sal a gosto
- queijo parmesão ralado ou gorgonzola e cubos de tomate para finalizar


Preparo do recheio:

Em uma panela com água, leve ao fogo médio o espinafre. Deixe cozinhar por 6 minutos até murchar. Retire da panela, escorra e esprema bem. Acrescente sal e as nozes. Reserve.
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e o alho. Refogue rapidamente e desligue. Deixe esfriar por completo e acrescente o espinafre. Misture bem e reserve.

Preparo do pão:

Corte as fatias de ciabatta com, mais ou menos, 1 cm de espessura na diagonal.
No liquidificador, bata bem o azeite e o alho até homogeneizar.
Pincele os dois lados das fatias de pão com o azeite de alho e disponha-as numa forma.
Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cinco minutos ou até dourar.

Montagem e finalização:

Coloque sobre cada fatia de pão cerca de duas colheres de espinafre, salpique com o queijo. Leve ao forno médio por 5 minutos. Finalize com os cubos de tomate e sirva.


Curtiu? Então curta também nossa página no Facebook: facebook.com/cozinhaincomum 

Ideias para Festa de Dia das Bruxas (Halloween)

Achei algumas ideias legais para quem quer montar uma mesa para uma festa de dia das bruxas. As ideias que encontrei como fazer estão mais ao final da postagem.
Divirtam-se e não esqueçam que na página do Cozinha Incomum no Facebook tem muito mais novidade!









































Curta Cozinha Incomum no Facebook

Sonho com Recheio de Chocolate



Ingredientes

. 1/2 xícara (chá) de leite
. 2/3 de xícara (chá) de açúcar
. 1 colher (chá) de sal
. 1/3 de xícara (chá) de manteiga
. 2 tabletes de fermento biológico fresco (30 g)
. 1/2 xícara (chá) de água morna
. 3 ovos
. 3 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
. 150 g de chocolate meio amargo

Modo de preparo

- Aqueça o leite.
- Retire do fogo, junte 1/3 de xícara (chá) de açúcar, o sal e a manteiga, misture e deixe amornar.
- Dissolva o fermento na água.
- Separe 3 gemas, reserve 1 clara e descarte as demais.
- Misture as gemas, 2 xícaras (chá) da farinha de trigo e a mistura de leite. Bata na batedeira por 2 minutos.
- Aos poucos, junte a farinha de trigo restante, batendo com 1 colher de pau até a massa ficar leve.
- Cubra e deixe dobrar de volume.
- Amasse rapidamente. Com um rolo, abra a massa na espessura de 0,5 cm.
- Com um cortador de biscoito de 7 cm de diâmetro, faça 48 discos.
- Quebre o chocolate em 24 pedaços.
- Coloque um tablete de chocolate no centro de metade dos discos.
- Pincele a borda com a clara.
- Cubra com outro disco e aperte bem as bordas.
- Coloque em assadeiras enfarinhadas. Deixe crescer por 30 minutos.
- Aqueça bastante óleo em fogo baixo.
- Frite os sonhos, um a um, virando-os, até dourarem.
- Escorra em papel-toalha.
-. Polvilhe o açúcar restante e sirva.

Rendimento: 24 porções
Calorias: 213 por porção

Receita adaptada de: http://mdemulher.abril.com.br

Bolo Biscoito de Quebra- Cabeça



Essa receita além de gostosa e saudável, é super divertida.  O bolo é cortado em pedaços diferentes como num quebra cabeça.  A ideia é que se brinque enquanto come.

Você vai precisar de:

Ingredientes:

Para o bolo:
-250g de manteiga em temperatura ambiente
-140g de açúcar demerara
-2 colheres de essência de limão ou laranja
-1 gema de ovo
-200g de farinha de trigo integral
-100g de farinha de trigo branca
-uma pitada de sal

Para a decoração (chantily):
- 1 pote de creme de leite fresco
- 4 xícaras de açúcar de confeiteiro
- 1/2 colher de chá de suco de limão
- corante (opcional)

Utensílios:

- assadeira de tamanho 25cm por 35cm
- papel manteiga
- um saco de confeitar

Modo de preparo:

1 - Misture a manteiga, o açúcar, a essência de limão ou laranja, e o ovo em uma tigela grande.
2 - Peneire a farinha por cima da tigela e junte o sal. Misture.
3 - Amasse e molde uma bola com a massa.
4 - Abra a massa dentro de uma folha de papel manteiga dobrada até ficar com bem fina. Coloque em uma assadeira de tamanho 25cm por 35cm
5 - Construa o quebra-cabeça. Use uma faca para cortar a massa em aproximadamente 15 pedaços em tamanhos e formas diferentes.
6 - Asse a massa em forno médio até ficar dourada. Quando estiver pronta, use a faca, se necessário, para separar as partes.
7 - Deixe o bolo esfriar por 10 minutos.
8 - Para o chantili, bata o creme de leite até que ele fique em ponto de clara em neve. Leve e aerado. Coloque algumas gotas de corante (cuidado, são só algumas gotas mesmo). Se tiver mais de uma cor, divida em partes diferentes e tinja cada uma delas.  
9 – Coloque o chantili num saco de confeitar e decore o bolo formando os desenhos que você desejar.

Receitas do Cantinho Caçarola: www.minhacacarola.com.br

Visite-no no Facebook: www.facebook.com/cozinhaincomum

Bolo de Chocolate sem Glúten (sem Farinha)

Quem tem intolerância à glúten agora pode se deliciar com um bom bolo de chocolate sem culpa.
Veja a seguir a receita que foi divulgada no programa Mais Você de um bolo de chocolate que não leva farinha de trigo ou qualquer outr ingrediente que produza glúten:

Ingredientes para a massa:

- 7 ovos
- 7 colheres de sopa de açúcar
- 7 colheres de sopa de chocolate em pó
- 4 colheres de sopa de óleo
- 2 colheres de sopa de margarina
- 100 g de coco ralado seco
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes para a cobertura:

1 lata de creme de leite com soro
3 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de chocolate em pó

Modo de preparo:

1 - Bata no liquidificador 7 ovos, 7 colheres de açúcar, 7 colheres de chocolate em pó, 4 colheres de óleo e 2 colheres de margarina.
2 - Retire do liquidificador e misture 100 g de coco ralado seco e 1 colher de fermento em pó.
3 - Numa forma redonda (25 cm x 4 cm) untada e forrada com papel-manteiga, despeje a mistura do bolo e leve ao forno a 180ºC por 40 min.

Cobertura:

1 - Leve ao fogo 1 lata de creme de leite com soro, 3 colheres (sopa) de água e 3 colheres (sopa) de chocolate em pó até levantar fervura.
2 - Deixe esfriar e cubra o bolo.

*Atenção* - verifique na embalagem dos demais ingredientes se eles contem glúten. Para todos os ingredientes mencionados acima há a opção de usar a marca sem glúten, o que não ocorre com a farinha de trigo, que sempre produzirá glúten na produção de bolos. Para saber quais alimentos contém glúten, consulte o site da ACELBRA - Associação de Celíacos do Brasil.


Curtiu? Veja mais novidades na página do Cozinha Incomum no Facebook

Costela ao Molho Barbecue ou Ribs on the Barbie (feita ao forno)

Sabe aquele famoso prato do restaurante Outback chamado Ribs on the Barbie? Eu sempre fiquei impressionada como eles conseguiam fazer aquela costela ficar tão macia ao ponto da carne soltar do osso praticamente sozinha. Então um dia resolvi eu mesma tentar! 

Comecei procurando receitas na internet... vi diversas que eu nem testei, porque estava na cara de que não iria dar certo.. outras eu até testei, embora a carne tenha ficado macia, não ficou descolando do osso.
Até que, enfim, encontrei a receita que deixava a costela do jeitinho que o Outback faz!

A receita vencedora é de um canal do Youtube chamado BBQ em Casa. Esse canal tem diversas receitas para preparo de carne para churrasco, inclusive a famosa costela.
Entetanto, como minha intenção não era fazer churrasco, eu adaptei a receita para o forno (o que não fez qualquer diferença em relação à maciez da carne). No próprio vídeo, explica como você pode adaptar para o forno.

Então vamos lá fazer a melhor costelinha ao molho barbecue feita ao forno!
A receita, feita na churrasqueira, é essa aqui:



Segue a descrição dos ingredientes e o modo de fazer, adaptado para o FORNO:

1 peça de costela
- dry rub
- mostarda
- açucar mascavo
- molho barbecue
- papel alumínio


Modo de preparo:

Limpe a costela removendo o excesso de gordura e espalhe bastante mostarda amarela por toda a costela, tempere com o dry rub, cubra com açucar mascavo e enrole em duas folhas de papel alumínio.

Leve a costela embrulhada no papel alumínio ao forno a 150* graus por 2 a 3 horas (depende do tamanho da sua costela) após este tempo abra a costela passe molho barbecue e deixe por mais 1 hora para caramelizar um pouco o molho barbecue!

* se o seu forno tem a temperatura mínima de 180 graus, tente colocar um "calço" na porta do forno, para que fique ligeiramente aberta. O segredo da costela macia e soltinha é ficar o muito tempo em forno brando!

O molho barbecue e o dry rub (que são extremamentes importantes ao sabor da carne) podem ser encotnrados em alguns supermercados. Mas, se você não encontrar, pode seguir essas receitas aqui:

Receita Dry rub - http://www.youtube.com/watch?v=UmOB1B
Receita Molho Barbecue: http://www.youtube.com/watch?v=X4LeKg

Caso você queira fazer o seu próprio molho, fique a vontade. Dê uma olhada nos vídeos que ensinam a fazer o tempero desta costela e adapte para o seu paladar :)

Espero que o Ribs on the Barbie de vocês faça tanto sucesso quanto o meu!

Qualquer dúvida, deixe um comentário!

Não deixe de visitar nossa página no Facebook, para ver mais novidades!


Outras postagens que você pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...